A empresa japonesa Spiber há alguns anos têm investido na criação de uma fibra de seda da aranha, pelas diversas potencialidades e aplicações possíveis, o resultado é surpreendente. Segundo a Spiber, a fibra é mais forte do que o fio de aço, duas vezes mais elástico do que o nylon, que pode ser esticado 40% além do seu cumprimento original sem se romper. Poderá ser utilizada na área médica, para saturas, no vestuário, em peças resistentes, como o colete à prova de bala entre outros.
FONTE: Stylourbano.com.br
A fibra foi nomeada de Qmonos, da palavra japonesa Kumonosu que significa “teia de aranha”. O fio da seda de aranha é um exemplo de biomimetismo, área da ciência que tenta reproduzir como as coisas funcionam na natureza para solucionar problemas humanos. Um bom exemplo disso foi a invenção do Velcro, criada pelo engenheiro suíço George de Mestral, que em 1941 ao observar carrapichos grudados em seu cachorro, e recentemente a criação de um adesivo resistente a altas temperaturas, desenvolvido pela empresa japonesa Nitto Denko, que analisou como os pés das lagartixas aderem a superfícies.
Com a colaboração da marca de moda esportiva North Face, foi desenvolvido o Moon Parka, primeiro casaco do mundo feito com essa inovadora fibra, seu nome vem da busca humana de pisar na lua, que é considerado um pináculo de nossas descobertas. Para criar a fibra, a empresa utilizou um processo que requer microrganismos para produzir proteínas utilizando um processo de fermentação. O casaco não está disponível para comercialização até 2016.