“Our Pink House” ou “A casa rosa”, de Olek, é um simbolo de um futuro de esperança. A instalação aconteceu em Kerova, na Finlândia, contou com uma equipe para ajudá-la. Representando a vida e a união da comunidade, reflete sobre as mais de 21 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas por conta das guerras e conflitos em seus países em 2015.
Colaboradoras da comunidade na casa de Olek:
Feito pela artista polonesa Agata Olek, pioneira em intervenções em crochê e sempre ultra coloridos, seu trabalho pode ser visto em uma mensagem de texto, um relatório médico ou objetos encontrados. A artista diz que tudo pode ser transformado com o material ela produz. Cada fio para ela tem uma história, e a parte efêmera de seu trabalho é que nunca ele deixa separar o conceito de objeto e arte.
Artista Agata Olek:
Olek deseja trazer cor, vida e energia ao espaço vivo. Segundo ela, a “casa rosa é o símbolo de um futuro brilhante cheio de esperança”. A casa de dois andares e com mais de 100 anos de idade, foi doada especialmente pra este trabalho e feita de forma colaborativa – uma pessoa consertou a parte elétrica, a Red Heart Yarns doou os materiais e as mulheres da comunidade ajudaram na construção do tecido.
“A Casa Rosa” finalizada.
Confira alguns outros trabalhos da artista:
Mural sobre liberdade em um presídio na Polônia.
Locomotiva coberta de crochê, também na Polônia.