A partir deste mês de Novembro, a marca japonesa Uniqlo, lança uma coleção de malhas sem costura, para homens e mulheres, disponível em uma edição limitada, em seis cores: preto, verde, vermelho tijolo, azul, roxo e amarelo.
O grupo japonês Fast Retailing, dono da rede de fast-fashion Uniqlo, e a marca italiana Benetton se tornaram parceiros com a fabricante de máquinas de tricô Shima Seiki, com o objetivo de desenvolver roupas com a tecnologia Wholegarment, que tece malhas sem costura. Segundo a Shima Seiki, as malhas produzidas sem costura são mais suaves, mais leves e mais resistentes e consomem menos tempo de produção, além de reduzir mão de obra humana para unir e costurar as peças. São necessários apenas alguns funcionários para fazer o acabamento nas roupas.
Essas malhas sem costura são uma alternativa aos métodos convencionais de tricô e a qualquer outro produto têxtil, por não produzir desperdício de materiais, economizar mão de obra, ser mais rápida e trabalhar continuamente. Com isso, o grupo Fast Retailing montou uma “Fábrica de Inovação” com a Shima Seiki, no Japão, para desenvolver produtos de malha inovadores para as coleções da Uniqlo.
Unidade de fabricação Benetton.
A Benetton, a maior empresa italiana, fabricante de malhas, ficou conhecida internacionalmente pelo uso de muitas cores em suas coleções de vestuário, mas também por usar as novas tecnologias de tricô sem costura com a primeira geração de máquinas Wholegarment da Shima Seiki. Agora, a Benetton utiliza a mais recente tecnologia Wholegarment em seus laboratórios na Itália, com a nova linha TV31100, utilizando a tecnologia Shima MACH2Xe. Já existe tecnologia para produzir em grande escala roupas de malha sem costura, eliminando todo o desperdício e poluição na fabricação. Agora o próximo passo é criar máquinas que possam fabricar roupas de tecido plano como faz a TV31100.
Muitas empresas de moda que produziam na Itália levaram toda sua produção para países com fabricação de baixo custo na Europa Central, Ásia e Norte de África, na década de 1990. Mas a Benetton preparou um centro de fabricação avançada para malhas sem costura com a mais recente tecnologia Wholegarment em sua sede em Castrette, para que as roupas sejam 100% feitas na Itália.
Loja Benetton.
Segundo a marca italiana, o objetivo era criar algo que não só celebrasse as raízes históricas da marca e personificar seu DNA e espírito pioneiro, mas também reviver uma importante ligação com seu próprio território.