Os avanços tecnológicos estão cada dia mais assombrosos. Em uma feira de eletronicos no Japão, a Panasonic apresentou um protótipo de telvisão transparente, um novo protótipo de televisão feita a partir de malha fina OLED incorporada em um painel de vidro. Na demonstração da empresa, ela é apresentada como uma simples porta de vidro de uma estante, podendo ser vistos os objetos atrás da mesma.

Mas quando aperta-se o controle remoto, a imagem se torna visível de forma clara e brilhante, tornando a “porta de vidro” quase indistinguível dos televisores existentes. Ao desligar a TV, ela volta a ficar transparente, como se nunca houvesse nenhuma imagem lá.

tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1-min

Fonte: StyloUrbano

O protótipo anterior exigia uma luz de fundo para melhorar a imagem da tela, diferente da atual, que os usuários veem uma imagem clara e brilhante sem um impulso no fundo.

Essa tecnologia OLED, ao ser embutida no vidro possibilitará que as próprias janelas das residências se tornem televisores.

A tela do televisor utiliza a mais recente tecnologia OLED (Diodo orgânico emissor de luz). Os painéis de OLED colocam uma fina camada de plástico entre dois eletrodos na parte superior de uma placa de vidro, assim, quando o sinal elétrico desaparece, o vidro volta a ficar praticamente transparente.

Essa tecnologia requer muito pouca energia, por isso os painéis podem ser tão finos. Algumas empresas já começaram a desenvolver as telas OLED flexíveis, para que seja possível dobrá-las ou até mesmo enrolá-las.

Alguns cientistas pretendem usar a tecnologia OLED flexível para fabricação de tecidos inteligentes, os quais poderiam mudar de cor ou estampas automaticamente.

Mas segundo um porta-voz da Panasonic, tanto o televisor como os tecidos com tecnologia OLED ainda ficarão em desenvolvimento por mais alguns anos, antes de serem realmente vistos nas lojas.

 

Fonte: StyloUrbano

About the author