O Dia da Amazônia foi comemorado em 5 de setembro e para celebrar, a coluna Ecoera, de Chiara Gadaleta, mostra algumas marcas de moda que através do design estão promovendo relações mais saudáveis com a floresta.
A data foi criada com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas e da sua biodiversidade para o planeta.
Ainda sob o impacto da última semana de desfiles do SPFW e refletindo sobre o poder que a moda tem de viralizar mensagens é válido destacar as marcas que vêm liderando inicitivas que não só promovem discussões sobre esse bioma primordial para o equilibrio ambiental e climático, como também mostram, através do design, como podemos nos aproximar da floresta de forma responsável.
O Instituto E, pioneiro nessas pesquisas, vem desenvolvendo programas de rastreamento de matérias primas de baixo impacto. Bases como o couro de peixe por exemplo colaboram para o fortalecimento das comunidades, que permanecem na floresta, evitando a migração para as periferias das cidades e a perda de identidade cultural. Em parceria com a marca Osklen disseminam em suas peças de roupas e acessórios e em escala substancial, mensagens sobre a necessidade de cuidar da nossa natureza.
E para celebrar esse dia, a Vert lançou sua primeira colaboração com a designer carioca Lenny Niemeyer: um tênis com cabedal em juta natural, nobuck plus bege e forro de couro com curtimento vegetal e palmilha feita de borracha selvagem da Amazônia.
A moda tem um enorme poder de viralizar mensagens, portanto todos nós envolvidos nessa grande cadeia, que vai desde a produção da matéria-prima até os consumo final, temos a missão de espalhar essas práticas conscientes através das escolhas que fazemos.
FONTE: VOGUE
MATERIAIS MAGMA RELACIONADOS: