A capital Inglesa é a 8ª cidade a receber uma mostra montada inicialmente pelo Montreal Museum o Fine Arts, do Canadá. No entanto, o estilista francês Jean Paul Gaultier é contra retrospectivas, ele disse que “Isso é pra gente morta”, na coletiva de imprensa da exposição de nome “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, exposição que explora todos os interesses e obsessões do criador (por isso a curadoria temática, e não cronológica) em cartaz no Barbican de Londres até o dia 25/08.
“Tenho uma relação muito especial com Londres – é mais uma homenagem ao meu amor pela cidade”, explica Gaultier sobre a série de adições especiais no Barbican, como a semana entre 22 e 29/05, com exibição de 18 filmes com curadoria do estilista. A lista inclui tanto títulos com figurino de Gaultier (“O Quinto Elemento” e “Kika”) como obras que o inspiraram (“Falbalas” e “The Rocky Horror Picture Show”) – aliás, os tais figurinos estão expostos, com uma sala dedicada só à eles.
“Londres me deu vitamina e tudo o que eu precisava pra me inspirar”, recorda ele, que visitou a cidade pela 1ª vez nos anos 70 e se apaixonou pelos mercados dePortobello e Camden – mas principalmente pelos punks. “As ruas dessa cidade são minhas musas“, finaliza, lembrando-nos do título da exposição.
“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”
Até 25/08
Barbican: Silk Street, EC2Y 8DS, Londres
Informações: +44 020 7638 8891
Fonte: Lilian Pacce