A estilista Becca McCharen, criadora da marca americana Chromat, faz uma moda tecnológica, focada hoje nos segmentos de moda praia, lingerie e esporte. Começou sua carreira profissional como arquiteta e hoje investe nas tecnologias vestíveis ou wearables, utilizando por exemplo, impressoras 3D.
Moda Praia, coleção “Momentum” – Fonte: chromat.co
Top que conforme a temperatura e respiração do corpo, abre como se fossem ” ventosas” pra auxiliar na respiração – Fonte: chromat.co
Na semana de moda de Nova York, no desfile primavera-verão 2016, apresentou uma roupa que se expande conforme a adrenalina passa pelo corpo do usuário da peça, o chamado “Adrenaline Dress”.
“Adrenaline Dress” – Fonte: chromat.co
“Adrenaline dress” e sua criadora – Fonte: chromat.co
Em suas campanhas, a estilista quer mais que empoderar as mulheres que usam suas peças, ela pretende fazê-las parecerem mais fortes, e revela isso através da diversidade vista em suas campanhas. Assim, atrai o interesse de celebridades como Beyoncé, Madonna, Taylor Swift, Kendall Jenner e muitas outras, que já usaram algumas de suas peças.
Beyoncé com roupas Chromat em seu show – Fonte: chromat.co
Em uma entrevista com Becca McCharen, na 2ª edição do evento WeAr, seminário sobre moda e tecnologia (em São Paulo), a estilista revela que na nessa tentativa de empoderar mulheres e torná-las mais fortes, decidiu usar de ferramentas tecnológicas para que a roupa não se tornasse apenas um “enfeite” para os corpos.
Diz ainda que a tecnologia que mais a entusiasma e usa é a impressão 3D, por esta se relacionar com a pele e possibilitar a personalização para cada cliente, devido ao diversos tipos de corpos e podendo assim dar o caimento perfeito a cada peça.
Modelos e Becca McCharen à esquerda – Fonte: chromat.co
Dentre sua equipe, encontram-se engenheiros, que possibilitam que todas as tecnologias e criações da estilista se tornem vestíveis e usáveis no dia a dia.
A empresa ainda tem a preocupação com a sustentabilidade, pois com o consumo massivo, as pessoas descartam as roupas após pouquíssimo tempo de uso. Com isso, esperam que a tecnologia e o desenvolvimento de novos tecidos e materiais possam ajudar a preservar o meio-ambiente.
Veja algumas outras peças da marca:
Fonte: chromat.co
Fonte: chromat.co
Fonte: chromat.co
Fonte: Lilian Pacce e chromat.co