A Itália já é conhecida mundialmente por ser líder no lançamento de novas tecnologias de produção têxtil voltada à moda sustentável. Com isso, a empresa Italiana, Fulgar, lançou a EVO, uma fibra feita 100% de semente de mamona.
Uma fibra sustentável, de um polímero biopolímero de óleo de rícino, que é retirado diretamente das sementes da mamona. O óleo de rícino é normalmente utilizado como laxante, mas possui várias utilidades na indústria, como na fabricação de biodiesel, plásticos, lacas, pinturas, lubrificantes e cosméticos.
A EVO é 100% biológica e resultado de anos de pesquisa da empresa, com o objetivo de criar um tecido de alto desempenho, leve, respirável, elástico e feito totalmente sustentável, com matéria-prima vegetal.
Indicada para várias aplicações têxteis, é ideal para moda fitness, por não amarrotar, ser confortável, com rápida secagem, isolamento térmico, respirabilidade, controle de odor e ação bacteriostática.
A fibra é produzida pelo cultivo de sementes de óleo de rícino, que crescem em regiões áridas, não adequadas a outras formas de agricultura. De forma que o componente básico de EVO, não tem impacto negativo sobre a cadeia alimentar humana, não utilizando produtos naturais destinados ao setor de alimentos e agricultura.
Com isso, a empresa mostra seu compromisso com a sustentabilidade, com um investimento crescente em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar uma indústria da moda circular.
A empresa lançou também, este mês, sua mais recente inovação sustentável, o Q-NOVA Melange Recycled, uma fibra especial criada com a mistura do Q-NOVA, feita de nylon 6,6 e de matérias-primas regeneradas, com poliéster produzido inteiramente a partir de garrafas plásticas recicladas.
A Fulgar e a Santoni, duas empresas italianas líderes no setor têxtil, lançaram um projeto inovador que demonstra sua atenção para com o meio ambiente. A Fulgar convidou dois alunos da Academia de Belas Artes de Brescia com o objetivo de criar uma coleção de roupas de malha para moda fitness fabricadas pelas máquinas de tricô circular da Santoni, provando a versatilidade da fibra EVO para a moda sustentável.
Com este novo desenvolvimento sustentável, a empresa pretende restabelecer ainda mais seus valores ecológicos e uma posição de liderança na implementação de produtos de ponta com baixo impacto ambiental. Dando ênfase no valor dos materiais reciclado, bem como um estilo de vida sustentável por não produzir qualquer tipo de poluição ambiental na fabricação dos tecidos.