A inspiração em temas baseados na esportividade tem crescido mais a cada temporada. Materiais maleáveis e flexíveis utilizados nas construções de calçados revelam um visual urbano e confortável. No inverno 2018, esse tipo de matéria-prima é aposta forte e esteve presente em desfiles e feiras da estação.
Para a temporada, propostas de tiras cruzadas como elemento estético foram recorrentes. Da mesma forma, elásticos tanto mais largos quanto presos por fivelas ou elos também foram pontuados revelando um toque de utilitarismo. Tons neutros e modelos vulcanizados demonstraram forte presença no segmento.
Em contraponto com o uso estético, aqui, o elástico é visto estrategicamente posicionado a fim de proporcionar flexibilidade, prezando pela ergonomia dos calçados. Em modelos de botas, recortes geométricos, assimétricos e clássicos são destaque, já nos tênis, por exemplo, substitui os atacadores.
A construção de cabedais de malha entre os tênis esportivos não é novidade, por outro lado, abotinados casuais dessa temporada recebem a matéria-prima maleável através de diferentes propostas apresentadas em feiras e nas coleções de grandes marcas. O athleisure é uma referência clara para esses modelos, que trazem solados emborrachados e nos cabedais, o neoprene e a malha retilínea. Canos altos e ajustados também surgem em destaque nessa estação.
O cabedal de malha nas botas de salto alto despontam como uma alternativa mais confortável para esse tipo de peça. As propostas de ankle boots apresentam uma mistura do estilo social e contemporâneo resultando em um visual despojado em consequência do mix entre couro e materiais flexíveis.
FONTE: UseFashion