Desde que a Pantone elegeu o Greenery como cor de 2017, a expectativa era de que o Rose Quartz, cor de 2016 junto com o Serenity Blue, começasse a sair de cena. Mas o que se viu foi o contrário: seja na moda, na decoração ou no design, ao vivo ou no Instagram, os tons róseos que partem do bege avermelhado e vão até o pêssego estão cada vez mais fortes. Foi assim que a matiz, também conhecida como Tumblr Pink e Scandi Pink (graças ao seu sucesso em ambientes com decoração escandinava) foi rebatizado: Millennial Pink.
Como seu próprio nome sugere, o sucesso do rosa queimado está diretamente ligado à tão falada geração Y ou geração Millennium. “É uma tendência entre jovens a vontade de permanecer nesta fase da vida e não amadurecer, por isso o tom faz sucesso. Ele é nostálgico e está presente nas boas memórias da infância, nos milkshakes e nos pratos da pâtisserie, além de trazer uma sensação romântica, terna e confortável. Mas o que vemos agora é diferente: ele se emancipou de forma audaciosa e tomou conta de vários meios”, explica Lili Tedde, que representa a über trendhunter Li Edelkoort no Brasil.
Essa emancipação, inclusive, surge com carga política para ressignificar o rosa. Antes polarizador, sinônimo do universo feminino e sua alegada doçura, passa, para a geração Millennium, a ter certa carga irônica e a ser o estandarte do genderless (ou agênero em português) e da fluidez sexual, movimentos relacionados com o feminismo, com a luta pelos direitos LGBT e com a flexibilização dos conceitos de masculinidade.
Talvez seja muito cedo para dizer, mas parece que o Millennial Pink não pretende deixar o inconsciente coletivo tão cedo. “É difícil saber até quando ele permanecerá, mas todas as vezes que Li Edelkoort cria suas cartelas de cor, acha difícil deixá-lo de fora”, finaliza Lili Tedde. ” Talvez estejamos precisando dele. Vivemos em um mundo tão maluco que é necessário esse clima mais mais naive…”
Agora aparece como inspiração da nova coleção da Nike, intitulada Chrome Blush Collection, que foi lançada recentemente e traz peças esportivas femininas.
A novidade é composta por diversos modelos de tênis de corrida, tops e outras peças do sportswear que são praticamente todas confeccionadas na cor queridinha dos Millennials, variando somente com tons de cinza, preto e metalizados que, segundo a Nike, fazem a mistura perfeita entre estilo e força. Além disso, é possível ver a marca se adaptando cada vez mais ao streetwear, no qual o estilo esportivo tem se destacado, trazendo uma pegada casual para suas criações.
Para a campanha, a marca convidou mulheres atletas profissionais para formar o casting. A nadadora olímpica Kapas Boglarka, a instrutora de yoga Klara Pokorna e a dançarina e coreógrafa Jana Vrána foram algumas das estrelas do shooting responsáveis por refletir a ideia de empoderamento feminino para a coleção.
Fonte: Use Fashion e Casa Vogue
MATERIAIS MAGMA RELACIONADOS: