Fundada em 2014 pela produtora de moda Natacha Barros e pelo designer Gerfried Gaulhofer, a startup nomeada PanoSocial tem como objetivo causar um impacto no meio ambiente e na sociedade como um todo. Os fundadores acreditam que o sucesso de um negócio não se mede apenas pelos resultados financeiros, mas também pelo impacto que uma empresa pode causar no meio em que está inserida.
A PanoSocial tem sede em São Paulo e produz suas peças fazendo parcerias e utilizando o conceito de upcycling. Todas as peças são feitas com algodão 100% orgânico, ou PET 100% reciclado e na linha de produção, a mão de obra utilizada é de ex-presidiários. A marca confecciona com a etiqueta dela mesma, mas também terceiriza o trabalho de outras marcas. Recentemente, eles fizeram as camisetas da campanha #DesmatamentoZero da Greenpeace. As estampas aplicadas nas camisetas também são feitas de maneira sustentável: os pigmentos são naturais.
A top Gisele fez um post semana passada sobre o dia do meio ambiente e a camiseta que ela estava vestindo foi confeccionada pela PanoSocial e foi assinada pelo estilista Ronaldo Fraga. “Ontem foi o dia mundial do meio ambiente. Todos nós (água, florestas, plantas, animais, seres humanos…), que dividimos esse lindo planeta, somos conectados. Não podemos danificar uma parte desse conjunto sem ferir o todo. Nós dependemos desse equilíbrio para nossa sobrevivência. Espero que possamos acordar para esta realidade antes que seja tarde demais #desmatamentozero #somosum #amomeuplaneta #amoravida “, disse em seu Faceboook. Atualmente, a PanoSocial terceiriza parte de sua produção, mas com um investimento de R$250 mil da empresa Bemtevi, eles planejam abrir uma oficina de confecção própria no centro de São Paulo e empregar até 17 ex-detentos. Os ex-detentos vem do Projeto Segunda Chance, da ONG AfroReggae ou a partir da Funap. “Cada vez mais, precisamos desenvolver a percepção de que a mudança que a gente espera no mundo talvez não dependa do outro, mas de nós mesmos. Nosso papel na PanoSocial não é vender produto, mas comunicar o impacto ambiental e social através da venda de um produto. Essa é a nossa missão”, define Natacha, a fundadora da startup.