A bioeconomia é focada na sustentabilidade e reunindo todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos, e oferece soluções eficazes e concretas para os grandes desafios sociais, como a crise econômica, as mudanças climáticas, substituição de recursos fósseis, segurança alimentar e saúde da população. A bioeconomia e a economia circular são a base do capitalismo sustentável e juntas estão transformando todas as indústrias.
Com isso, em 2014, a UPM-Kymmene Corporation, uma empresa finlandesa fabricante de polpa de celulose de madeira, em parceria com a Universidade Metropolitana de Helsínquia, apresentou o Biofore Concept Car, o primeiro carro reciclável projetado e fabricado na Finlândia, todo sustentável. O veículo demonstra as possíveis utilizações dos novos biomateriais, como UPM Formi e UPM Grada.
Ambos os materiais são feito de fibras de celulose recicláveis, produzidas a partir de boas práticas de manejo florestal renovável para substituir os poluentes plásticos à base de petróleo. O UPM Formi é um material feito de polímero e fibras de celulose, adequado para moldagem por injeção. Já o UPM Grada é feita de madeira compensada de bétula termo retraída.
Os biomateriais são utilizados no exterior e interior do carro. Nas partes internas do carro, como o piso, console central, tampa do painel de instrumentos e painéis das portas são feitos de UPM Grada. Já o UPM Formi, foi utilizado em toda carroceria externa e internamente em partes do painel de instrumentos e painéis das portas. Ambos materiais são 100% recicláveis e à prova de água. O chassi é feito principalmente de fibra de carbono e algumas partes são de aço.
O carro é 150 kg mais leve do que seus equivalentes, resultando em menor consumo de combustível, e tem um motor de baixa emissão que é alimentada com diesel renovável BioVerno feito à base de madeira. O Biofore foi projetado para incentivar o uso mais eficiente dos recursos naturais através dos biomateriais.
Cada dia mais as escolhas diárias dos consumidores são afetadas pela consciência ambiental dos produtos, reciclagem e respeito a biodiversidade. A diminuição dos recursos naturais força a indústria a utilizar os recursos de forma eficiente, além de ser uma forma sensata de guiar os negócios.
A bioeconomia e a alta tecnologia estão de mãos dadas. E no Brasil, por ser rico em recursos naturais, tem tudo para ser líder tanto na bioeconomia como na economia circular.
Atualmente, o País é um dos maiores produtores de floresta plantada no mundo, o 4º maior produtor de celulose, o maior na produção de cana-de-açúcar e um dos maiores na produção de alimentos. Os biomateriais utilizados no Biofore podem ser fabricados no Brasil utilizando tanto a celulose da madeira como também os resíduos agroindustriais do abacaxi, banana, coco, cana-de-açúcar, babaçu entre outros para criar produtos de alta qualidade e sustentáveis.