Modelos assinados por Roger Vivier (Dior) para diferentes grifes
Depois da exposição Savage Beauty de Alexander McQueen, o Museu Victoria & Albert prepara outra grande mostra fashion para 2015. “Shoes: pleasure and Pain” reunirá 200 pares de sapatos das mais diversas épocas para mostrar o poder e o fator transformador do salto alto. A expo fica em cartaz entre 15.06.2015 e 31.01.2016.
Chopines datadas de 1600 (Foto: Divulgação)
“Os sapatos são um dos aspectos mais reveladores da indumentária”, diz Helen Persson, curadora da expo em comunicado oficial. “Belos, objetos esculturais, os saltos também são indicadores poderosos de gênero, status, identidade, gosto e preferência sexual. Os sapatos que você escolhe pode ajudar a projetar a imagem de quem queremos ser”.
Entre os destaques que estarão por lá: os modelos usados por estrelas do cinema do passado e do presente, como Marilyn Monroe e Sarah Jessica Parker, passando por nomes fashionistas, como Daphne Guinness e até calçados usados pela rainha Victoria; as sapatilhas de balé do cult The Red Shoes (o clássico musical britânico de 1948) ; há ainda outros históricos, feitos de lótus para os pés enfaixados e chopines do século 16, até os vertiginosos saltos de Manolo Blahnik, Christian Louboutin, Jimmy Choo e Prada.
Sapatilha indiana do século 19 (Foto: Divulgação)
Fonte: Vogue